19 de dez de 2018

20 ANOS DE ESCOLA JOSINEIDE TAVARES






Histórico

   Josineide da Silva Tavares foi uma batalhadora pela educação em Marabá. Vivenciou momentos difíceis em seu cotidiano para cursar a universidade. Sempre estudando e trabalhando ainda tinha a dura tarefa de educar os filhos. No início do ano de 1998, a então Supervisora da rede municipal de ensino de Marabá e estudante (concluinte) do curso de Pedagogia da UFPA, foi brutalmente assassinada nas imediações de sua residência no bairro Bom Planalto.

   Como forma de homenageá-la, a Secretaria Municipal de Educação batizou com seu nome uma pequena escola localizada na Travessa São Francisco no bairro Liberdade. Esta tinha se iniciado pela abnegação de alguns educadores e a comunidade que tinha a preocupação em garantir o ensino elementar às crianças do bairro, carentes de ações governamentais.

   O Ato de Criação se deu em 15 de Dezembro de 1998, com o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Josineide da Silva Tavares. A mesma funcionou todo o ano letivo de 1999, sendo desativada em 2000 e seus alunos e documentação transferidos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Theodora, recém-inaugurada.

   Em Janeiro de 2001, a Secretaria Municipal de Educação, com o esforço de sua titular, Professora Kátia Virgínia Américo Garcia, fez uma notável reforma no referido prédio onde o mesmo passou a funcionar como anexo (extensão) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elinda Simplício Costa.
   Por estar localizada muito distante da escola sede e também por ter alcançado número suficiente de alunos, no dia 02 de Julho de 2002, foi expedida Portaria de Diretor ao então Professor Responsável Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida pelo Prefeito Dr. Sebastião Miranda Filho. Desde então a Escola foi reativada e passou a funcionar com independência administrativa fazendo parte do Sistema de Ensino e sendo inserida nos programas governamentais.

    A procura por matrículas aumentava com muita velocidade, tanto que no início do ano de 2006, foi preciso inaugurar um anexo na Rua Orlando Solino, paralela a Travessa São Francisco onde se localizava nosso prédio escolar.  

   A batalha estava apenas começando, pois a escola mesmo com sua extensão, não oferecia as condições necessárias para garantir um bom atendimento aos nossos alunos, até porque a procura por vagas crescia progressivamente e os espaços foram ficando cada vez menores e impróprios. É bom lembrar que antes de ocuparmos o local, o mesmo funcionava como residência da senhora Rita Mota que alugava o local para quem tivesse interesse em ali residir.

   Começamos assim a reunir a comunidade com o propósito de sensibilizar o gestor municipal da importância de se construir uma escola mais estruturada e que oferecesse condições dignas de ensino e aprendizagem. Várias lideranças da comunidade abraçaram a causa dentre estas o vereador Adelmo Azevedo de Lima, que por diversas vezes caminhou pelo bairro na tentativa de encontrar um terreno adequado para a construção da escola.

    Nosso sonho começou a se materializar quando o Prefeito municipal que havia visitado e conhecido as condições do prédio, adquiriu um terreno de propriedade do senhor Reinaldo Zucatelli na Rua Coronel Manoel Bandeira no conjunto Itacaiúnas e imediatamente autorizou a construção da escola. As obras se iniciaram em janeiro de 2008 e em setembro do mesmo ano estava devidamente concluída com 24 dependências, entre estas 10 salas de aula, Laboratório de Informática, sala de leitura e quadra de esportes. 

   A Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberdade que funcionava em prédio cedido pelo governo do Estado e oferecia o 2º segmento do Ensino Fundamental fundiu-se a nossa escola dando origem definitivamente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Josineide da Silva Tavares, que passou a oferecer o 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental e 1º e 2º segmentos da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

   A inauguração do novo prédio se deu no dia 05 de dezembro de 2008, onde esteve presente o Gestor Municipal, a Secretária Municipal de Educação com sua equipe e vários secretários, assim como toda a Equipe Pedagógica da escola. Foi uma grande festa para os nossos alunos, professores, servidores e a comunidade em geral.

   Atualmente a escola atende ao segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e EJA – Educação de Jovens e Adultos (1ª e 2ª Etapas). Também recebemos Grupos de alunos da Escola Tereza Donato de Araújo oferecendo o EJA – Ensino Personalizado.

   A Equipe Gestora é composta pelos professores Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida (Diretor); Abel Rodrigues da Silva Filho (Vice Diretor); Rita de Cássia Viana dos Santos (Secretária); Terezinha Oliveira da Silva (Coordenadora Pedagógica) e Francisco das Chagas da Conceição Souza (Orientador Educacional).

Texto do diretor Luiz Gonzaga e imagens de Fátima Tabosa
veja mais fotos na página de fotos do blog 


Marabá-PA, 15 de Dezembro de 2018.


Read more: http://rooxblogger.blogspot.com/2011/05/como-colocar-o-botao-do-facebook-no.html#ixzz2CQ4FGo50

0 comentários:

Postar um comentário