6 de jun. de 2013

OFICINA LÚDICA E LITERÁRIA



ESCOLA JOSINEIDE TAVARES RECEBE OFICINA LÚDICA E LITERÁRIA

Airton Souza

   A Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Josineide da Silva Tavares, localizada no bairro Liberdade, recebe como forma de estimular a leitura e o brincar, a “I Oficina Lúdica e Literária”, que está sendo promovida pela SEMED – Secretária Municipal de Educação, através de um projeto da Biblioteca do Professor de Marabá, com o apoio do ALSSP – Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense e o poeta Airton Souza.

   A oficina Lúdica e Literária, criada para despertar nas crianças o gosto pela leitura e o brincar é uma das muitas atividades que vêm sendo desenvolvida pela Biblioteca do Professor de Marabá, que através dos muitos projetos realizados pela instituição no município reafirma a necessidade de manter ativo o conceito de Biblioteca Viva. Assim, vale destacar que além da escola Josineide Tavares, outras instituições de ensino na cidade estarão recebendo a oficina ao longo do ano. Pois, é um projeto de extrema importância que reúne leitura e brincadeira. “Quando pensamos nessa atividade tínhamos como principal foco a leitura de vários textos que retratam a Infância, brinquedos e brincadeiras. São propostas pedagógicas para divulgar a leitura e resgatar a memória da infância vivida na Marabá centenária”, ressalta a coordenadora da Biblioteca do Professor de Marabá Cláudia Borges.

   A oficina acontece nos dias 05 a 06 de junho, e está sendo ministrada pelo Professor Ney Callandrini, professora Cláudia Borges, colaboradora Marina Mayla e o escritor Airton Souza, e reuni durante os dois dias de oficina um público de 40 alunos. Ao todo serão cerca de 10 horas de atividades que serão distribuídas interna e externamente ao espaço escolar.

   Permeando os objetivos da oficina, destacam-se os conhecimentos matemáticos, através da geometria, o envolvimento lúdico, ligado ao ato de brincar, a contação de histórias relacionadas às brincadeiras antigas e atuais, o desenvolvimento da oralidade e a promoção da importância a cerca do livro e da leitura. “Nosso papel como escritor é conscientizar sobre a importância dos livros e também da leitura. Vivemos em uma sociedade seletiva, penso, que os leitores é que sempre sobressairão melhor nas situações impostas ao longo de nossa vivência”, frisa Airton Souza.

   A ideia da oficina surgiu a partir da leitura dos poemas que compõem o livro Infância Retorcida, de Airton Souza, que foi lançando pela Giostri Editora, de São Paulo. Um livro que traz reflexões de vivências da infância e que vão ao encontro reflexivo e poético dos tempos de meninice.

   Dividida em duas partes entre teoria e prática, o projeto Lúdico e Literário desenvolve junto ao público participante a produção de diversas pipas que ao fim do curso serão empinadas na manhã de quinta-feira nas proximidades da escola, em um local seguro e sem fiação elétrica e também sem o uso de elementos que possam prejudicar a saúde das crianças que brincam empinando pipas, neste caso, o uso do chamado cerol.
   Ao final, todos os participantes vão ser contemplados com as pipas e certificados de participação e aprenderão a ter um pouco mais de consciência em relação aos papeis sociais do tempo de ser criança.









                          

                                                                        Postado por Fátima Tabosa!



Read more: http://rooxblogger.blogspot.com/2011/05/como-colocar-o-botao-do-facebook-no.html#ixzz2CQ4FGo50

1 comentários:

José Carlos disse...

Realmente essa galera do Josineide se diverte. Saudades desse povo!!! Lembrei da minha infância quando brincava de pipa. Essas atividades lúdicas tem vários abjetivos entres eles uma maior integração entre os jovens.
Pessoal da uma olhada no meu novo blog: O Saber Geográfico.. Desde já agradeço!!!valeu!!!

Postar um comentário