24 de nov. de 2011

Escola M. E. F. Profª Josineide da Silva Tavares
Diretor: Luiz Gonzaga Oliveira de Almeida
Vice-diretora: Geraldina
Coordenadoras Pedagógicas: Ivanete Figueira, Elizabete Martins e coordenador da EJA : Marcelo
Orientadora: Rosilene Dias e Domingas Ximendes
Secretaria: Rita de Cassia

PROJETO DE LEITURA
CONHECENDO CULTURAS
AFRICA NO BRASIL

JUSTIFICATIVA:
Criar situações que favoreça aprendizagem dos alunos é uma das metas da escola, e o Projeto Pedagógico é uma das modalidades organizativas que mais envolve a comunidade escolar nesse processo, pois possibilita a todos que coloquem em prática o que já foi aprendido em busca de novos conhecimentos.
O projeto de leitura “conhecendo Culturas: África no Brasil” vem contribuir para que os alunos sistematizem os conhecimentos já adquiridos agregando a esses outros novos de maneira criativa e dinâmica. Uma vez que a cultura brasileira  tem suas raízes na cultura africana e pouco se discute essas questões no contexto escolar e familiar , nesse sentido o projeto tem ainda como o foco  a consciência negra e o preconceitos entre outros. É necessário que a escola sendo um espaço de aprendizagem favoreça esse momento e que os conteúdos apresentados tenham como principio  a conscientização e valorização das culturas, crenças e grupos sociais.

OBJETIVOS:
Envolver a comunidade escolar no processo Ensino-aprendizagem;
Valorizar o talento dos alunos;
Proporcionar momento de interação entre os alunos.
Criar hábitos de leituras na comunidade escolar.
Desenvolver atitudes de respeito e solidariedades entre os grupos,

APRESENTAÇÃO:
 A culminância do projeto  acontecerá dia 02 de dezembro das 16: h as 21:hs. Na oportunidade os alunos farão exposição de suas atividades realizadas anteriormente com o professor em sala de aula e ainda várias representações.
Todas as atividades terão como foco a leitura e a escrita uma vez que são essas as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos em todas as turmas.

DURAÇÃO:     O projeto terá a duração de três meses (setembro a novembro).
PÚBLICO ALVO: Todos os alunos
ENVOLVIDOS: Toda a comunidade escolar.

METODOLOGIA:
Os professores deverão selecionar  os temas a serem desenvolvidos em sala de aula e trabalhar com os alunos atividades nesse eixo,  focalizando na apresentação do produto final.
Realizar  atividades de pesquisa, produções e  manifestações culturais com destino a produções escritas e exposições de trabalhos no pátio da escola:

Coreografias;
Artes cênicas;
Recitação de poemas;
Dramatização,
Degustação de pratos, comidas típicas
Apresentação de danças etc.

CRONOGRAMA:

AÇÃO
SETEMBRO
OUTUBRO
NOVEMBRO
DEZEMBRO
Pesquisa e seleção de material    X
Produção de atividades pelos alunos    X    X
Organização das atividades a serem apresentadas            X
Definição e apresentação do produto final                X

As apresentações por turmas de acordo com o subtema escolhido por cada professor:

1º ano das professoras Nívea e Suelem: Cantigas de roda
2º ano das professoras Rosilene e Luiza: Poema-as borboletas de vinicius de Moraes e comidas típicas
3º ano da professora Rosa e suas estagiárias Leonice e Jucilene: comidas tipicas
4º ano das professoras Camila e Edilene: poemas de Castro Alves
5º ano dos professores Francisco e Vilson: Literatura de cordel
Os alunos de 6º ao 9º ano e EJA, juntamente com seus professores e coordenadores  estão realizandos várias atividades referentes ao projeto, para no dia 2 de dezembro fazerem suas apresentações.
DAS APRESENTAÇÕES:
Dança do lindô
História do Zumbi
Fábulas Africanas
Histórias Literárias
Artes
Maracatu

Veja imagens do projeto em andamento:

QUE LINDO,! UMA RODA DE LEITURA COM A PROFESSORA EDLENE DE LINGUA PORTUGUESA. NOSSOS ALUNOS DE HOJE EM DIA PRECISAM MUITO DE ATITUDES COMO ESSA.!!! POIS A MAIORIA SÓ FAZEM LEITURA POR OBRIGAÇÃO E NÃO POR GOSTO PRÓPRIO. Read more: http://rooxblogger.blogspot.com/2011/05/como-colocar-o-botao-do-facebook-no.html#ixzz2CQ4FGo50